Prémio Madalena de Azeredo Perdigão/Fundação Calouste Gulbenkian
Menção honrosa Bolsa Ernesto Sousa/Gulbenkian
Top5 performances 2005 pelo Jornal O Expresso
“Flatland I (Para Cima e não para Norte)” é o primeiro de 3 episódios que contam a trágica vida de um Homem Plano que um dia descobre que lhe falta uma terceira dimensão.
Neste primeiro episódio, podemos seguir O Homem Plano na sua reflexão pelos mundos da bidimensionalidade e da perspectiva até descobrir que a sua existência temporária no mundo 3D é possível se existirem espectadores a olhar para ele.
Contente com a descoberta mas descontente com a dependência, o homem plano desenha uma estratégia infalível para conquistar uma imortalidade tridimensional.
Flatland I é um espectáculo multimedia, onde letras, sons e imagens em movimento compõem e transformam um livro de 3x4m. Um livro que se pode ver, ler, ouvir, e absorver de muitas maneiras.
(Apresentado em formato de espectáculo desde 2004 em festivais de dança, teatro e multimédia, como filme em festivais de cinema e como instalação em episódios em Museus.)
Text, images and coordination Patricia Portela
Voice / performer Anton Skrzypiciel
Sound Design Christoph de Boeck
Graphic composition of video clips Helder Cardoso
Layout and book programmer Irmã Lucia efeitos especiais
Technical support in Lugar Comum Hélio Mateus
Technical support in Antwerp Peter de Goy
Technical support in Montemor-o-Novo Carlos Jorge Carmo
Construction of book support Antoine Vandewaude
Assistance and support Patrícia Bateira
Production Patricia Portela, Helena Serra and Pedro Pires
Running time 50 min aprox.
Text in English
Financed by MC / Instituto Português das Artes and Fundação Calouste Gulbenkian
Co-produced by Wpzimmer (BE), Espaço do Tempo and Lugar Comum, supported by Transforma, Casa Ferreira, Centro Nacional de Cultura, Editora Fenda, Embaixada Lomográfica, Bacardi Portugal, Tesa, Bosch, Xerox.
Special thanks to António Saraiva, Vasco Santos, Sr. Bernardino, Sónia Baptista, Ana Pais, Isabel Garcez, Sr. Nuno Ferreira, SONY, Diana Roquette, Nuno, Impetus, Miguel, Eva Nunes, Hélio Mateus, João Garcia Miguel, Rui Horta and all the Montemor team, among others.